Problemas judiciais e custo de R$ 100 milhões a mais: ponte entre o TO e PA será inaugurada nesta terça-feira com presença de Lula
Ponte entre Xambioá e São Geraldo (PA) será inaugurada após 8 anos de obras; confira
A ponte sobre o rio Araguaia, que liga os municípios de Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), será inaugurada nesta terça-feira (18). Com investimento final de mais de R$ 230 milhões, a estrutura tem extensão de 1.724 metros, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Até a conclusão, a obra enfrentou problemas judiciais que causaram longa espera para conclusão e pelo menos R$ 100 milhões a mais no orçamento.
Devem participar da inauguração o governador em exercício Laurez Moreira (PSD), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autoridades e políticos locais.
A travessia entre os dois estados faz parte da BR-153 e deveria ter sido entregue no início de 2025. Entretanto, a entrega da estrutura à população dependia da conclusão dos acessos. Segundo o DNIT, para construção dos aterros seria preciso fazer a desapropriação de imóveis na região.
Ponte sobre o rio Araguaia, entre Xambioá (TO) e São Geraldo (PA)
DNIT/Divulgação
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O contrato para a obra da ponte foi assinado em 2017, no governo de Michel Temer (MDB). A primeira previsão para o início da construção era 2018, com estimativa de três anos para a entrega. Mas a obra foi alvo de disputa judicial e a ordem de serviço só foi assinada pelo DNIT em 2020.
O valor da construção também sofreu alterações ao longo dos anos. Quando anunciada pelo governo Temer, a obra estava orçada em R$ 132 milhões. Quase três anos depois, a ordem de serviço previa o valor de R$ 157 milhões. Por último, segundo o DNIT, os valores poderiam ultrapassar R$ 232,8 milhões.
Detalhes sobre a ponte
Ponte liga o Tocantins ao Pará
DNIT/Divulgação
A ponte tem 1.724 metros de extensão e a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. O Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone foi o responsável pela construção.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, os acessos à ponte sobre o Rio Araguaia têm extensão de 2.010 metros, sendo 310 metros no lado do Pará e 1.700 metros no lado do Tocantins.
Os acessos foram feitos com plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento e calçadas com 1,50 metro de largura para cada lado. Esses acessos também contam com a implantação de vias marginais à rodovia.
Benefícios da ponte para região
Obras de acessos à Ponte sobre o rio Araguaia entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia (PA)
SNIT/Divulgação
A ponte ligará o Tocantins ao Pará através da BR-153. A estrutura será estratégica para o escoamento da produção agrícola do Matopiba. Segundo o governo do Tocantins, a ponte deve reduzir custos de transporte, ampliar a competitividade regional e fortalecer a integração. Até então, a travessia só era possível através de balsas.
De acordo com o Governo Federal, a nova infraestrutura facilitará também a integração com a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Tocantins-Araguaia, fortalecendo toda a cadeia logística dos mercados da região Norte para chegar a outros consumidores.
Outro benefício, de acordo com o governo federal, é a ampliação das matrizes multimodais rumo aos portos do Arco Norte. Entre janeiro e julho deste ano, o Centro-Oeste do país movimentou 19,9 milhões de toneladas de grãos através dos portos organizados da Amazônia, conforme informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.FONTE: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/11/18/problemas-judiciais-e-custo-de-r-100-milhoes-a-mais-ponte-entre-o-to-e-pa-sera-inaugurada-nesta-terca-feira-com-presenca-de-lula.ghtml