MídiaTalks reúne nomes da comunicação em debates sobre mídia, tecnologia e criatividade em Natal
28/10/2025
(Foto: Reprodução) Evento reúne grandes nomes da comunicação do Brasil em Natal
Natal recebeu nesta terça-feira (28) um evento que reuniu nomes importantes da comunicação brasileira para tratar sobre mídia, tecnologia, criatividade, linguagem e as mudanças que a cada dia chegam à nossa rotina.
O MídiaTalks foi promovido pelos sindicatos das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do RN (Midiacom-RN) e das Agências de Propaganda do RN (Sinapro-RN).
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
MídiaTalks reúne nomes da comunicação em debates sobre mídia, tecnologia e criatividade em Natal
Divulgação
O MídiaTalks reuniu profissionais de agências, veículos e anunciantes, contando com bom público em uma Sala VIP do Cinépolis.
O presidente da Midiacom-RN, Thiago Lajus, ressaltou a iniciativa e o debate sobre temas que estão na pauta principal da indústria da comunicação.
“Reunir um público como este para debater com profissionais de renome nacional só mostra o quanto é importante para todos sejam veículos ou agências tratar essas temáticas”, disse.
"Os veículos aqui, muito bem representados, as quatro emissoras de TV aberta representadas. Um evento que vai trazer muito conhecimento para o mercado local e eu tenho certeza que quem participa daqui sai revigorado para novos desafios e motivado para criar cada vez mais conteúdo de qualidade", completou.
À frente da presidência do Sinapro-RN, Renato Quaresma enalteceu a união das duas entidades para realizar um evento de qualidade e com assuntos que vão estar na pauta de discussões da comunicação não só no Rio Grande do Norte.
“Esse evento é uma semente que vem cada vez mais para fortalecer essa integração entre clientes, anunciantes, Poder Público, profissionais, e discutindo, obviamente, sobre inteligência criativa, marcas, comportamentos, sobre tecnologia”, falou.
"Enquanto a gente estiver conversando e discutindo a melhoria, não apenas o nosso sinal, não apenas a questão tecnológica, mas também a melhoria do que nós levamos ao ar, a credibilidade que as pessoas tem na TV aberta", falou a CEO da TV Ponta Negra, Micarla de Sousa.
TV 3.0
A programação trouxe à tona temas urgentes do setor, como foi o caso da TV 3.0, uma nova forma de transmitir e consumir o conteúdo.
O painel sobre TV 3.0 trouxe ao Rio Grande do Norte nomes do cenário nacional, como Fernando Fischer (SBT), Patrícia Rêgo (Globo), André Dias (Record) e Caio Luiz de Carvalho (Grupo Bandeirantes), que detalharam o novo ecossistema da televisão brasileira e suas transformações tecnológicas.
"Hoje o telespectador vai poder, por exemplo, comprar alguma algum objeto de uma cena de uma novela, de um programa local. Ela veio pra revolucionar esse mercado da TV", explicou a diretora de afiliadas da Globo, Patrícia Rêgo.
"É um grande facilitador também para a entrega publicitária. Nós temos uma entrega mais programática, mais assertiva, muito semelhante ao que o digital faz hoje", pontuou André Dias, vice-presidente de Televisão da Record.
A transição desse momento da TV foi um dos pontos mais discutidos no evento.
"A gente olha para o mercado publicitário, que passa por uma transição muito grande em forma de compra, em forma de distribuir as verbas dos anunciantes, em forma de achar o retorno do investimento sobre a mídia clocada no ar. As métricas usadas. Um evento como esse traz todo esse tipo de debate", falou o vice-presidente de Negócios do SBT, Fernando Fischer.
"Num país onde a TV aberta vai ser eterna e onde o povo precisa da TV aberta. E essa inovação que virá agora a partir de 2026, eu tenho certeza que tem tudo pra dar um novo momento no mercado publicitário no sentido de também colocar a TV aberta cada vez mais perto das futuras gerações", reforçou Caio Carvalho, diretor-geral de comunicações da Band.
Programação debate comunicação e criatividade
A programação também conectou Natal às principais tendências globais. Alex Pagliarini apresentou o Cannes Lions Road Show, compartilhando cases e inovações do mais importante festival de criatividade do mundo.
"Eu acho que tem que estar sempre antenado no que está acontecendo no mundo inteiro. Eu acho que quando a gente traz aqui o maior festival de criatividade do mundo, a gente consegue trazer um pouco desse frescor do que está acontecendo no mundo, e a gente se adequar à realidade", falou Alex.
A inteligência artificial ganhou espaço de destaque com a palestra "CrIAtividade para Humanos", ministrada por Rapha Borges. O tema, que divide opiniões e gera expectativas no mercado publicitário, foi abordado sob a perspectiva da interface entre tecnologia e processo criativo.
O rádio, meio que continua reinventando-se, teve painel dedicado com Marcelo Eduardo (Jovem Pan Sat), Luiz Benite (Grupo Massa/SBT) e Felinto Filho (vice-presidente de rádios da MIDIACOM), que trocaram experiências dentro da atuação de cada um neste segmento.
Vídeos mais assistidos do g1 RN