Férias ecológicas aproximam crianças de Fernando de Noronha da vida no mar
21/01/2026
(Foto: Reprodução) Crianças de Fernando de Noronha participam das férias ecológicas
Crianças e jovens de Fernando de Noronha participam, até o fim de janeiro, das atividades do programa Férias Ecológicas. Com o tema “Vida na Água”, a programação destaca a importância da proteção dos oceanos e do uso sustentável dos recursos marinhos.
Profissionais que trabalham no mar conversaram, nesta quarta-feira (21), com garotada sobre o cotidiano na ilha. As atividades incluíram ações lúdicas, como a “ciranda do oceano" (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Jovens participam de atividades nas férias em Noronha
Projeto Golfinho Rotador/Divulgação
O programa de férias é realizado há mais de 30 anos pelo Projeto Golfinho Rotador e oferece atividades educativas. A programação reuniu 26 crianças no Porto de Santo Antônio.
Participaram do bate-papo com as criançada o presidente da Associação de Pescadores, Orlando Souza; o dono de embarcação Sérgio Morais; o instrutor de mergulho Fernando Rodrigues; e o salva-vidas e surfista Buday Santos.
Os convidados falaram sobre o trabalho que realizam em Fernando de Noronha e serviram de inspiração para os jovens.
O estudante Teodoro Martins, de 9 anos, participou da atividade e disse que sonha em ser surfista quando crescer.
“Quero ser surfista. Acho muito legal estar no mar todos os dias. A palestra foi muito boa”, afirmou o menino.
Ayla Pereira, de 10 anos, disse que pensa em ser bióloga e aprovou a conversa. “A gente aprende mais sobre a natureza. Penso em ser bióloga especialista em borboletas. Nessa conversa, aprendi um pouco mais sobre os nativos da ilha. Se eu não estivesse aqui, estaria em casa jogando no celular”, contou.
A garota Ayla participou das atividades e quer ser bióloga
Ana Clara Marinho/TV Globo
Segundo a coordenadora de Educomunicação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling, as atividades têm como objetivo incentivar os jovens a preservar o meio ambiente.
“Esses jovens fazem parte da única comunidade insular oceânica do Brasil e podem ajudar na conservação dos mares. Quanto mais cedo despertamos o guardião da natureza, maiores são as chances de eles se tornarem parceiros nesse trabalho de preservação”, afirmou Cynthia Gerling.
Projeto Golfinho Rotador
Fundado em 1990, o Projeto Golfinho Rotador desenvolve pesquisas e ações de conservação dos golfinhos em Fernando de Noronha. A iniciativa conta com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental.
Além disso, a organização realiza oficinas culturais, incentiva a prática do surfe entre jovens e promove atividades educativas nas escolas da ilha.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias