DF tem último 'saidão' do ano a partir desta segunda-feira (22)
22/12/2025
(Foto: Reprodução) Presos deixam presídio no segundo "saidão" de 2023, no DF
Seape
A última saída temporária de 2025 no Distrito Federal beneficia, a partir desta segunda-feira (22), 1.689 presos do regime semiaberto. Os detentos devem retornar às unidades prisionais em 26 de dezembro.
Entre os beneficiados estão 61 mulheres, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF). A operação de liberação ocorreu entre 4h e 10h da manhã.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do DF em tempo real e de graça
O "saidão" vale para pessoas que estão no regime semiaberto e receberam autorização específica da Vara de Execuções Penais do DF.
De acordo com a Seape, quem não retornar na data e no horário estabelecidos será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto.
A Vara de Execuções Penais estabeleceu, por meio da portaria, nove saídas temporárias ao longo de 2025, sendo esta a última do ano.
Lei permite benefício a detentos
Relatório aponta superlotação em celas, déficit de policiais e agressões a presos da Papuda
A Lei de Execução Penal prevê que presos em regime semiaberto podem sair, sem vigilância direta, para visitar familiares e para estudar ou trabalhar fora do presídio – desde que tenham autorização pessoal.
Esse benefício não pode ser concedido a quem está preso por crime hediondo, com violência ou com grave ameaça a outra pessoa.
Ao todo, o calendário prevê nove saídas em 2025, somando 35 dias. A saída temporária é prevista pela Portaria nº 01/2025 da Vara de Execuções Penais (VEP/DF).
🔎Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre custodiados pelo telefone da Polícia Penal do DF: (61) 99666-6000.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.