Banda da Bica arrasta multidão e mantém irreverência no Carnaval de Manaus
07/02/2026
(Foto: Reprodução) Foliões dão largada no Carnaval na Banda da Bica, em Manaus.
Ronaldo Lima/Rede Amazônica
A Banda da Bica levou o clima do Carnaval de rua para o Centro de Manaus neste sábado (7) e reuniu milhares de foliões no entorno do Largo São Sebastião. Embalados por marchinhas tradicionais, o público aproveitou para se divertir em uma das bandas mais tradicionais da capital amazonense.
O bloco tomou as ruas por volta das 16h. Quem não perdeu tempo e quis aproveitar tudo desde o início foi o empresário Gilson Antenor. Ele revela que é frequentador assíduo da Bica e mantém a tradição de brincar nela todos os anos com o mesmo grupo de amigos.
"É maravilhoso. Eu venho desde novinho, vinha com a minha mãe, e a única banda que eu participo é essa. Sempre venho com os mesmos amigos há décadas, é pra festejar"
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A servidora pública Neila Gomes também reuniu os amigos para se divertir na banda.
"É um Carnaval com mais segurança e tradição, não pode faltar. Pra esse Carnaval eu desejo muita paz e que brinquem com responsabilidade", disse, aproveitando para se declarar à banda. ""Amor de Bica, bate e fica".
A Bica é famosa pela abordagem política e irreverente que sempre assume durantes os Carnavais desde a década de 80, quando foi fundada por boêmios frequentadores do bar do Armando. Este ano, mudou o foco e trouxe como tema "A Bica não é ching ling, mas o tambaqui agora fala mandarim”, uma crítica ao fato da China ter se tornado a maior produtora do peixe típico da região amazônica.
A presidente da Banda da Bica e proprietária do Bar do Armando, Ana Cláudia Soeiro explica que a escolha mantém a tradição crítica e bem-humorada do bloco, ainda que se afaste do embate político mais direto.
“A escolha do tema deste ano fugiu um pouco da política direta, mas continua sendo um tema político. Estamos falando do fato de a China ter ultrapassado o Amazonas na produção de tambaqui, um peixe tão nosso, tão ligado à cultura do povo”, explica.
Conheça Emyle Araújo, porta-estandarte da Banda da Bica.
Confira fotos da Banda da Bica 2026
Empresário Gilson Antenor (ao centro) e amigos na Banda da Bica, em Manaus.
Ronaldo Lima/Rede Amazônica
Foliões no Centro de Manaus durante a Banda da Bica
Ronaldo Lima/Rede Amazônica
Servidora pública Neila Gomes (dir.) com os amigos.
Ronaldo Lima/Rede Amazônica
Banda da Bica toma ruas do Centro de Manaus neste sábado (7).
Ronaldo Lima/Rede Amazônica
Banda Tasmânia se apresenta na Banda da Bica.
Ronaldo Lima/Rede Amazônica
Amigas combinam fantasias para pular Carnaval no Centro de Manaus.
Ronaldo Lima/Rede Amazônica